terça-feira, 16 de março de 2010

O fato feminino

Este post tem como base a informação obtida na conferência “Entre o ser e o parecer”, a que assisti no dia 15 de Março. Hoje em dia observamos grande mudança nos hábitos dos homens e das mulheres. Até ao século XVI (época em que a cor preto entra na moda masculina) a roupa masculina era muito marcada pela cor, e entre classes o estilo da roupa marcava, também, o nicho social a que pertencia tal indivíduo. Porquê esta mudança na mentalidade?
Hoje em dia vemos os homens com roupas mais sóbrias e discretas que as senhoras…não temos uma resposta objectiva para esta alteração, mas talvez possa ser explicada com o facto de ter ocorrido a emancipação feminina (inicio fim do séc. XIX, séc. XX).
Com todas as mudanças de mentalidade ocorridas entre séculos o homem foi abandonando as cores e roupas mais exuberantes, dando assim lugar ao sóbrio e constante fato preto; e as mulheres passaram a dar mais atenção e a usar roupas mais marcadas por cores e exuberância.
Nos eventos de passadeira vermelha e não só, vemos que este é um momento aproveitado para marcar a diferença, não jogando pelo seguro. Uma das opções feitas, por vezes, por algumas mulheres, é usar o traje masculino, algo que chama a atenção, pois vai contra a ideia da mulher feminina, com vestidos de cauda e muito glamour.
Cada vez mais a sobriedade do terno masculino vai entrando no guarda-roupa feminino, servindo de alternativa ao vestido, mas sem deixar de lado a formalidade e elegância.
Nas fotos que se seguem o antagonismo observa-se na opção da mulher moderna pela roupa sóbria e masculina.
modelo: Inês Leite
foto: Vanessa Monteiro



domingo, 14 de março de 2010

Clássico e urbano

Nas fotos que se seguem podemos observar uma combinação entre o estilo clássico e o casual. Embora a saia presente não seja a mais representativa da saia clássica (por ser curta) remete-nos a um estilo mais arrojado e elegante. Também o cinto é um pormenor que tem grande importância no sentido em que demarca ainda mais a cintura.

Como representativos do estilo casual temos os leggings e os famosos All Star. Estes ténis americanos, originalmente criados para jogadores de basquetebol, em 1917, por volta dos anos 70 ganharam tal visibilidade que nos EUA já todos os usavam. Desde à 2/3 anos atrás esta moda voltou em força e completa, de forma muito elegante e subtil, vários "outfits".
Também os leggings são uma outra opção para além das collants, criando assim um estilo com um toque 80's.

modelo: Ermelinda Silva
foto: Vanessa Monteiro